Aparelho dental: seus tipos, função e por que usar um

É comum vermos muitas pessoas por aí usando um aparelho dental, não só entre os adolescentes e jovens, mas entre os adultos também. Isso porque a preocupação com a beleza tomou uma proporção grande entre as pessoas.

Você verá jovens por aí com borrachinhas coloridas entre os dentes, com cores fortes, combinando com as cores do time de futebol, com as roupas, etc...

Mas aos poucos além da atenção dada à beleza, as pessoas foram se dando conta da importância de se ter a arcada dentária alinhada, uma mordida correta, os dentes juntos.

Neste artigo preparamos algumas informações para que você saiba o porquê de se usar um aparelho dental, veja:

  • os tipos de aparelhos
  • qual a função deles
  • por que devo fazer um tratamento com aparelho dental?
  • onde saber se precisa ou não de aparelho ortodôntico?

Os tipos de aparelhos ortodônticos

O aparelho que mais se popularizou foi o fixo, muita gente começou aparecer com aparelhos nos dentes, sinal de que as visitas aos dentistas são cada vez mais comum.

Mas dependendo de como estiver os dentes e a arcada dentária, o modelo usado será diferente, por exemplo, nos casos de má oclusão, ou seja, a mordida torta, temos:

Cada um tem uma atuação mais eficiente em determinado caso, mas isso são termos técnicos que deixaremos para outra oportunidade.

A questão central é que não existe apenas um tipo de aparelho, você sabia disso?

Como o mais comum é o aparelho fixo de metal, é comum acharmos que só existem esse modelo de aparelho dental.

Se você for ao dentista ele fará uma avaliação para identificar qual é o melhor modelo para você.

Feito isso será feito os preparativos para colocação, às vezes, pode ser que comece com um móvel e depois passe para o fixo.

Também existem casos que são necessários remover alguns dentes, mas só uma avaliação do dentista para decidir isso.

Qual a função dos aparelhos dentais?

A função dos aparelhos dentais são de corrigir a mordida, aproximar dentes afastados e até ajudar no crescimento dos dentes, isso mesmo, as crianças que não possuem a arcada dentária completa podem usar um para ajudar no crescimento correto dos dentes.

O doutor Mario Ito explica em uma publicação para Oral-B cita esse aparelho infantil e explica um pouco sobre a função dos aparelhos.

Você já ouviu falar da mordida cruzada? Se você não sabe o que é, vou explicar:

a mordida cruzada é quando a largura da parte de cima da boca, o conhecido céu, é menor que a parte de baixo. Para corrigir isso, há um aparelho que aumenta a largura superior da boca que sincroniza a mordida.

Mas é claro, tudo depende da gravidade do caso, às vezes, só uma cirurgia resolve.

Por isso, quando mais cedo se identificar o problema e começar o tratamento, mais fácil e menos incômodo será o tratamento.

Existem até alinhadores dentários chamados de invisíveis, porque seu suporte não fica visível, ele é colocado por trás dos dentes.

E olha só, esse aparelho dentário é feito por softwares, muito moderno né?

Trata-se de um tratamento estético, indicado para quem quer evitar o contato com metal, que dá mais conforto e facilita a higiene.

Mas quais os motivos que o levarão a fazer o tratamento? Veja a seguir alguns.

Por que fazer o tratamento com aparelho dental

Bom, agora que já sabe a função do aparelho dental, sabe também se precisa de um. O tratamento desses problemas na arcada dentária beneficia sua aparência.

Concorda que dentes “encavalados”, ou seja, como se estivessem montados um em cima do outro, é um pouco desagradável?

Então, dizem que o sorriso é apresentação inicial de uma pessoa, é com ele que demonstramos simpatia. Logo, é bom que ele esteja alinhado e branquinho também. Sobre isso, recomendamos a leitura deste artigo: Tipos de clareamento dental.

Além disso, até a má-oclusão afeta a respiração e pode ser influenciada conforme afirma os pesquisadores no artigo Avaliação do Respirador Bucal na saúde do paciente. Então, o uso de um aparelho ortodôntico pode ajudar nesses casos.

Onde iniciar o tratamento com aparelho dental

Que tal começar um tratamento dental com aparelho ortodôntico? Se você sente que precisa corrigir o alinhamento dos dentes ou a posição da sua mordida, recomendamos que vá ao dentista e marque uma consulta.

É importante se consultar com alguém que confia, por isso, procure conhecer bem a clínica que irá iniciar o seu tratamento. Se você estiver pela cidade de São Paulo, venha nos conhecer, clique aqui e veja nossos contatos e endereço.

Gostou das informações? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe essas informações com seus amigos.


Comentarios


Nos envie uma mensagem