Cuidados com a escova de dentes.

Publicado por:  Autor Desconhecido

A escova de dentes merece um cuidado todo especial para que não seja contaminada por bactérias, vírus ou parasitas. Alguns detalhes simples podem evitar a transmissão dos micro-organismos, garantindo, assim, a nossa saúde bucal:

- Troque sua escova a cada três meses ou se as cerdas apresentarem deformações antes desse prazo. Certas deformadas não possuem a mesma eficácia de limpeza e a escovação ficará comprometida.

- Limpe sua escova de dentes diariamente. Especialistas não recomendam o uso de porta-escova de dentes com tampas, pois o ambiente fica mais propício para que bactérias se desenvolvam no calor e umidade. O correto é lavá-las com muita água corrente após a escovação e guardá-las seguramente sem tampas. Não há necessidade de enxugá-las, apenas uma batida para que saia o excesso de água.

- O uso de enxaguador bucal à base de clorexidina pode ajudar a esterilizar as cerdas, matando vírus e bactérias. Mergulhe as cerdas no produto conforme as indicações do mesmo e deixe agindo durante a noite. Essa prática é bastante eficiente na preservação saudável da sua escova.

- Sempre que for usar a escova de dentes, lave-a com bastante água antes de iniciar a escovação para retirar os possíveis resíduos;

- Não deixe sua escova em contato com outras escovas. E lembre-se de que escovas dentais são de uso pessoal e intransferível;

- Feche a tampa do vaso sanitário quando for dar descarga. Respingos podem espalhar bactérias e depositá-las na escova de dentes, gerando problemas estomacais e intestinais, além de comprometer a saúde bucal. O ideal é guardá-la também longe do vaso sanitário.

- Preste atenção ao sangramento que ocorre durante a escovação. O sangue poderá ficar depositado na escova, causando a proliferação de bactérias e facilitando e entrada delas na corrente sanguínea. Essas bactérias também são responsáveis por doenças cardíacas.

Mantenha sempre sua escova de dentes muito bem higienizada e consulte sempre o seu dentista.


Comentarios


Nos envie uma mensagem