Dentição mista e aparelho fixo autoligado com técnica PDM

Publicado por:  Leonardo Lima

Já na dentição mista é possível identificar alguns problemas de alinhamento entre os dentes e, para solucionar isso, tem se adotado o aparelho fixo autoligado com técnica PDM (Protocolo para Dentição Mista), permitindo uma melhora na saúde bucal.

Dentição mista e aparelho fixo autoligado com técnica PDM

Você deve estar se perguntando: “por que não esperar até que a criança se torne jovem?” Responderemos esta pergunta a seguir.

O que seria de nós sem a capacidade de morder? Já pensou? Seria algo no mínimo estranho, não é mesmo? O processo digestivo tem início na nossa mastigação, é pela boca que se inicia o processo de digestão com a trituração dos alimentos.

Logo, os dentes têm uma função fundamental nas nossas vidas. Já na infância começamos a desenvolver os dentes para lidar com as necessidades de mastigação, mas, infelizmente, alguns problemas podem surgir. Por isso, é preciso que os adultos sejam bem atentos aos sinais de que os dentinhos da criança precisam de cuidados.

Os cuidados com a saúde bucal devem começar quando bebê, os responsáveis pela criança precisam ter maior atenção com a saúde bucal dela, limpando a gengiva e observando o nascimento dos dentinhos.

Com o passar dos anos os dentes de leite serão substituídos pelos definitivos, durante esse processo de queda e substituição os dois tipos de dentes “convivem” juntos, isso se chama dentição mista.

Nesse período alguns problemas podem surgir como maloclusão ou problemas diversos relacionados às estruturas orais, e elas são fundamentais, porque realizam muitas funções vitais para o organismo, como:

  • respiração
  • mastigação
  • deglutição
  • sucção
  • fala.

Ou seja, a troca de dentes na infância deve ser bem acompanhada para que problemas maiores não ocorram na fase adulta.

Cientes disso, a BelaClin oferece este artigo para esclarecer pontos importantes sobre o aparelho fixo autoligado em dentição mista com a técnica PDM, que se mostra um tratamento eficiente no alinhamento dental.

O artigo tem um tempo estimado de leitura de 5 minutos e nós o dividimos em:

  • O que é dentição mista
  • Quais problemas podem surgir durante a dentição mista
  • Como prevenir os problemas bucais
  • O que é aparelho fixo autoligado
  • Conclusão

O que é dentição mista

A dentição mista é uma das 3 fases da dentição da qual nós passamos, veja:

  1. dentição decídua
  2. dentição mista
  3. dentição permanente.

A primeira fase refere-se ao popularmente conhecido dentes de leite, ou seja, que crescem quando o bebê tem por volta dos 6 meses, quando geralmente os dentes centrais inferiores começam a aparecer, seguidos pelos superiores.

A fase de dentição de leite completa-se quando a criança tem 20 dentes (10 em cima e 10 em baixo).

Já a segunda fase ocorre, mais ou menos, a partir dos 5 anos de idade e vai até os 11 anos de idade, nesse período começam a surgir os dentes permanentes, portanto, trata-se de um período de transição.

Então, dentição mista nada mais é do que um período de transição entre os dentes de leite e os dentes permanentes. Porém, neste processo, os dentes podem apresentar um crescimento irregular que prejudique a mastigação, a fala e até outras partes do corpo.

Por isso, recomendamos que essas fases sejam acompanhadas por um cirurgião-dentista para que possíveis problemas sejam identificados e tratados. Se deseja saber quais podem ser esses problemas, continue a leitura.

Quais problemas podem surgir durante a dentição mista

O período de dentição mista é para nós um processo muito importante, não só indica um avanço a maturidade com a transição da infância para adolescência, mas também o fim de um ciclo da saúde bucal.

O corpo humano, embora tenha um funcionamento complexo com vários órgãos, organismos e sistemas, é uma unidade, que se forma pela harmonia, ou colaboração, entre todas as suas partes.

Nesse sentido, segundo pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e outros centros de pesquisas no Brasil, afirmam que as estruturas orais:

“não são especializadas em uma só função e, alterações em qualquer de suas partes levam a um desequilíbrio geral do sistema.”

Isso quer dizer que até os efeitos da postura corporal está relacionada com a mastigação que se forma após a fase de dentição mista.

Mas não vamos expor a pesquisa completa aqui. Caso queira se aprofundar, você pode ler o artigo completo: Correlação entre postura corporal e mastigação após a dentição mista.

Ou seja, cuidar do crescimento dos dentes permanentes que ocorrem no período da dentição mista é muito importante e vai além da saúde bucal. Já no campo da saúde bucal, os dentes que crescem desalinhados podem oferecer os seguintes problemas:

  • cáries
  • gengivite
  • periodontite

Dentes sobrepostos e bem juntos impedem uma higienização completa, dessa forma, placas bacterianas se formam mais facilmente aumentando os riscos dos problemas citados acima. Veja outros problemas:

  • dificuldade de mastigação
  • problemas de dicção (fala)
  • dores de coluna
  • baixa autoestima

Sabendo disso, é preciso investir em prevenção, certo? Siga a leitura para saber como começar.

Como prevenir problemas bucais na infância

Sabemos que a prevenção é importantíssima tanto que temos um antigo ditado “é melhor prevenir do que remediar”, você já deve ter ouvido esse ditado por aí.

Bom, ele está certíssimo, não tem como discordar, até porque os dados colaboram para que o ditado continue sendo repetido por aí.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 73% de todas as mortes no Brasil são atribuíveis às doenças consideradas evitáveis, as chamadas doenças não transmissíveis (DNTs), como as cardiovasculares, respiratórias, diabetes, renais, dentre outras.

Ou seja, muitas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas se preocupassem com prevenção, na área odontológica não é diferente. Você pode evitar todos os problemas de saúde bucal visitando o dentista regularmente.

Em relação à dentição mista e a correção dos dentes durante essa etapa é possível adotar o aparelho fixo autoligado com técnica PDM.

Muitas pessoas pensam que é preciso aguardar que a criança troque todos os dentes de leite para só depois iniciar o tratamento com aparelho dental, mas não é preciso esperar tanto.

Já na fase de dentição mista é possível usar o aparelho fixo autoligado com técnica PDM. Veja a seguir o que é a técnica PDM.

O que é o Protocolo para Dentição Mista

O tratamento dental usando protocolo para dentição mista é feito com aparelho fixo autoligado com bráquete de aço, ou seja, eles são mais tecnológicos, eficientes e apresentam benefícios em relação aos tradicionais.

A técnica PDM se diferencia das outras ao permitir a movimentação dos dentes de leite e não somente se apoiar neles, isso permite alinhá-los e nivelá-los no processo de crescimento dos dentes permanentes. Evitando que os dentes cresçam desalinhados.

Conclusão

A fase de dentição mista tem uma posição bem especial na Ortodontia por ser um período de definição dos dentes, é durante esse período de transição que há chances de ocorrer uma maloclusão e periodontites no futuro.

Por isso, fazer uma avaliação com o dentista e investir em prevenção é uma maneira inteligente de evitar complicações futuras. Além disso, o aparelho fixo autoligado é pequeno e proporciona conforto, fazendo com que a criança ou o adolescente não fique incomodado.

Então, adiante-se e veja se o pequeno ou pequena da família precisa iniciar um tratamento de prevenção, marque uma consulta online agora mesmo e evite preocupações.


Comentarios

Dentição mista e aparelho fixo autoligado com técnica PDM dentição mista dentes de leite dentes permanentes dentes aparelho fixo aparelho técnica PDM

Nos envie uma mensagem