Periodontite e sua relação com doenças sistêmicas

Publicado por:  Autor Desconhecido

A Periondontite é uma infecção dos dentes, gengivas e do osso ao redor dos dentes que podem causar sangramento da gengiva, halitose, retração óssea, perda dos dentes, etc. Mas, além disso, essa infecção pode ter ligação direta com algumas outras doenças sistêmicas, interferindo na saúde de uma forma geral, pois as bactérias contidas na região bucal não agem somente nessa região, elas podem ocasionar outros problemas mais graves, como diabetes, problemas cardiovasculares, derrame, etc, de acordo com as inúmeras pesquisas realizadas mundialmente. 

Essas pesquisas apontam, como por exemplo, que problemas periodontais crônicos na mulher grávida podem levar a partos prematuros e o baixo peso do nascimento do bebê, afetando negativamente a saúde do mesmo. É recomendado que as futuras mamães pensem no exame do tecido periodontal como parte do seu pré-natal.

Também já está comprovado, através do reconhecimento da presença de bactérias geradoras de problemas de gengiva nas válvulas do coração, que é totalmente verdadeira a relação entre problemas periodontais e problemas cardíacos. Portanto, quando há uma infecção bacteriana causada pela periodontite, aumenta o risco de cardiopatia. 

Existe também uma forte ligação entre a doença periodontal e o diabetes e sua ação não é unilateral. Sabemos que a pessoa com diabetes possui uma menor defesa do organismo e sendo assim, pode agravar o problema periodontal. O inverso também se faz, a periodontite pode agravar o diabetes.

Existem outras relações diretas entre a periodontite e doenças sistêmicas, por isso é sempre muito importante a atutação do profissional no diagnóstico precoce e correto para garantir a integridade da saúde geral dos pacientes.

Consulte sempre seu dentista e faça uma avaliação.

A BelaClin está preparada para te receber.

 


Comentarios


Nos envie uma mensagem