Pós-operatório de Implante dentário

Publicado por:  Leonardo Lima

O pós-operatório de implante dentário é uma etapa que todos que escolheram colocar um implante dentário como solução ideal para perda de um ou mais dentes, ou quebrou algum, ou para ter um sorriso completo e bonito, passará.

Esse momento exige cuidados para manter a qualidade do implante, tal como prolongar a vida útil dele. Como toda medicina que preza pela saúde do paciente, a ortodontia faz uma série de exames antes da colocação e também no pós-operatório de implante dentário para saber o que se passa com a saúde bucal do paciente.

Este é o primeiro e principal cuidado que você deve ter ao contratar um profissional que trabalha com implantodontia, pois ele deve ter cuidados minuciosos ao mostrar as necessidades de mudanças e procedimentos que o paciente precisa para fazer.

E, então quando for consultar um dentista, lembre-se que ele deve recomendar alguns exames clínicos, como:

  • tomografia e radiografia;
  • exames para detectar doenças periodontais;
  • verificar possíveis cáries;
  • exame de anamnese, que é uma entrevista com o paciente para consultar o histórico de doenças bucais da família e a condição de saúde dele.

Com essas informações ele vai te informar qual o melhor procedimento a seguir, seja o implante dentário tradicional, implante com carga imediata, entre outros.

Neste artigo, com 10 minutos de tempo de leitura, você terá informações importantes sobre o pós-operatório de implante dentário, ele foi dividido da seguinte forma:

  1. Procedimentos do implante dentário
  2. Quais os cuidados do pós-operatório de implante dentário?
  3. Alimentação ideal para o pós-operatório de implante dentário
  4. Hábitos ruins durante o pós-operatório de implante dentário
  5. Verdades e mitos sobre o implante dentário
  6. Conclusão

Pós-operatório de Implante dentário

Procedimentos do implante dentário

O implante dentário é dividido em etapas e a cirurgia faz parte de um processo que pode durar alguns meses de espera. Essa espera faz valer a pena pela qualidade dos produtos e materiais utilizados, além de ser um tempo necessário para cicatrização completa da gengiva.

Passo 1

Como dissemos no início do texto, é necessário fazer alguns exames para detectar se há alguma doença bucal que deve ser tratada, uma cárie a ser removida ou um canal a ser feito, entre outros problemas que os exames de tomografia e radiografia podem demonstrar.

É importante que os exames sejam feitos, porque darão maior precisão e previsibilidade para o profissional entender melhor como será a sua experiência em relação ao pós-operatório de implante dentário.

Passo 2

Após o processo dos exames, o dentista irá lhe mostrar qual o tamanho da prótese e do implante a ser utilizado para a sua gengiva, depois será escolhido o tipo de cirurgia a ser realizado.

Há a possibilidade de fazer a guia cirúrgica, que diminui a necessidade de cortar a gengiva com o bisturi para implantar o parafuso de titânio, ou a cirurgia tradicional. Isso afetará o pós-operatório de implante dentário, é claro.

A cirurgia tradicional é feita com o corte na gengiva, após a implantação o corte é suturado. Mas os dois procedimentos cirúrgicos utilizam um tapa-implante para que fique mais discreto durante o processo entre a cirurgia, a cicatrização e o implante do dente de porcelana.

Passo 3

Na cirurgia de implantação da prótese é utilizado brocas milimetradas para conseguir acertar a cavidade óssea da sua arcada dentária e fixar de forma permanente o implante dentário.

Então, isso oferece mais segurança, tornando o implante natural e duradouro como se fosse seu dente.

Além desses processos, há uma dúvida comum entre os pacientes que vão receber ou querem fazer um implante dentário: “o organismo pode rejeitar o implante dentário?” Falamos sobre isso a seguir:

“O implante dentário pode ser rejeitado pelo organismo?”

Respondendo diretamente essa dúvida: o organismo não rejeita o implante dentário, pois ele não modifica de nenhuma forma o funcionamento do organismo do corpo.

Isso acontece pelo fato de os materiais utilizados na implantação do dente serem de metal e muito bem esterilizados, por exemplo: o parafuso é de titânio, um metal que não é corrosivo, logo não causará nenhuma ferrugem em contato com líquidos e até com a saliva que produzimos.

E o dente de porcelana também não afeta de nenhuma forma o organismo e não estimula os nossos sistemas de defesa. Se as suas dúvidas vão além dessas questões, consulte um de nossos profissionais por aqui.

Pós-operatório de Implante dentário

Quais os cuidados do pós-operatório de implante dentário?

Cuidar dos dentes faz parte da higiene pessoal que todos devem seguir e uma pessoa que colocou implantes deve ter ainda mais preocupações e zelo.

Veja quais os principais cuidados e previsões necessárias com o pós-operatório de implante dentário:

  • repouso: por mais que a sutura do implante feita pelo seu dentista seja boa, é necessário que você tenha um repouso entre 1 e 3 dias, a depender do procedimento, para que não tenha dores ou sangramentos;
  • medicamentos: para não sofrer com infecções e dores, peça ao seu dentista uma recomendação de remédio para aliviar as dores, ninguém quer sentir dor por muito tempo, não é mesmo?
  • evite bebidas quentes: na primeira semana, do pós-operatório de implante dentário, os tecidos da gengiva ainda estarão sensíveis, por isso é bom evitar bebidas quentes e ácidas. Alimentos também, como: limão, laranja e outras frutas cítricas. Isso vai evitar inflamações e dores;
  • evite mastigar com o implante: isso é somente na primeira semana, então é bom evitar a mastigação pelo lado do implante, para diminuir qualquer chance de ter dores, inflamações ou lesionar o período de cicatrização;
  • diminua a exposição ao sol: o calor pode afetar a circulação sanguínea e isso complica a cicatrização que é necessária para o implante dentário ficar completo;
  • limpeza bucal: é claro que você deve manter sempre uma boa higiene bucal, porém nos primeiros 3 dias do pós-operatório de implante dentário faça uma limpeza mais suave e não faça bochechos, já que a movimentação da água e o esforço da mandíbula podem lesionar o local operado;
  • gelo: utilize compressas de gelo para diminuir as possíveis dores e os inchaços, lembre-se de proteger o rosto da bolsa de gelo, já que isso pode causar queimaduras, use um pano para que o gelo não encoste diretamente em seu rosto;
  • bebidas alcoólicas: não consuma álcool durante o pós-operatório de implante dentário, isso atrasa a cicatrização, além de poder causar infecções;
  • não fume: as toxinas, que fazem parte da composição do cigarro, são altamente prejudiciais para a cicatrização e para a saúde bucal. Com isso você pode ter ferimentos e o implante dentário pode não cicatrizar por completo, causando uma dor de dente constante;
  • evite exercícios pesados: pelo menos por 10 dias você não deve fazer exercícios físicos pesados, como: musculação, levantamento de peso, crossfit, entre outros. Se fizer isso durante o período de cicatrização do pós-operatório de implante dentário, você vai ter sangramentos na gengiva devido ao esforço feito;
  • se desfaça das manias: aquela velha mania de roer unhas, lápis ou canetas, além de não serem hábitos saudáveis a sua saúde bucal podem trazer infecções que geram muitas complicações.

Se seguir com estes cuidados, você passará tranquilamente pelo período do pós-operatório de implante dentário, tendo uma ótima experiência e um belo sorriso.

Mas há um outro cuidado que merece uma atenção especial: a alimentação ideal para o pós-operatório de implante dentário, veja abaixo quais as melhores refeições para não sofrer com dores e nem inflamações na região do dente operado.

Alimentação ideal para o pós-operatório de implante dentário

O pós-operatório de implante dentário pode atrapalhar um pouco sua rotina de alimentação, por isso, para não sofrer com dores ao mastigar às refeições é preciso mudar seu cardápio pelo menos na primeira semana. Veja algumas dicas que podem te ajudar:

  1. comidas macias e fáceis de mastigar, massas, vegetais, e algumas frutas são as mais ideais nesse período;
  2. refeições geladas vão aliviar a dor e causar uma sensação de alívio momentâneo e bebidas em temperatura ambiente são altamente recomendadas;
  3. hidrate-se muito, beber muita água vai auxiliar na circulação do sangue e de nutrientes que ajudam na cicatrização do implante dentário;
  4. enriqueça seu organismo de cálcio, bebidas com leite, iogurtes e outras refeições macias que têm muito cálcio são boas alternativas para cicatrização;
  5. alimentos que não precisam de esforço da mandíbula, como: purê de batata, tutu de feijão e sopas, são muito bem-vindas para o processo de pós-operatório de implante dentário.

Além dos recomendados, há também a alimentação proibida durante o pós-operatório de implante dentário, veja quais você deve evitar:

Alimentos a serem evitados durante o pós-operatório de implante

  1. Frituras: elas são praticamente inimigos da saúde bucal, lembre-se que sua boca estará vulnerável com o processo de implante dentário e se você se alimentar mau, certamente sofrerá com cáries ou tártaro. Evite bacon, mandioca e batata frita, entre outros.
  2. Doces: outros vilões da saúde bucal, eles são um grande perigo para o seu dente que está no período de pós-operatório de implante dentário.
  3. Alimentos rígidos: carnes ou grãos não são recomendados para o período de pós-operatório, afinal, ainda não estará totalmente cicatrizado e ao forçar a mordida terá dores.

Conseguir conciliar essa dieta de dará uma recuperação rápida e simples. Lembrando que esse procedimento é um investimento pessoal e que irá melhorar sua autoestima, então tenha zelo e cuide-se para um bem-estar completo.

Hábitos ruins durante o pós-operatório de implante dentário

Os hábitos que algumas pessoas têm em relação à saúde bucal podem causar alguns prejuízos a saúde bucal. Um desses hábitos nós já citamos que é o de roer unhas, porém existem outras práticas que não podem fazer parte do seu dia a dia.

Vamos falar um pouco mais sobre roer unhas, porque isso é muito ruim mesmo, além de ser um hábito que muitas pessoas têm. E às vezes, elas não têm a noção do quanto isso é prejudicial.

Mas veja o que isso pode ocasionar:

  • infecções atraídas pelas bactérias que temos nas mãos;
  • mal-estar devido à liberação do suco gástrico;
  • unhas feias.

Outro hábito ruim é não escovar os dentes ao menos 3 vezes ao dia, este também é comum e provoca a incidência de cáries e tártaros. Então, além de prejudicar sua saúde bucal, você pode gastar um bom dinheiro para resolver isso.

Mais um hábito ruim é não utilizar o fio dental e, além disso, substituí-lo pelo palito de dente. Isso é péssimo, acaba com o esmalte do dente, causando dentes amarelados e criando espaços devido à movimentação do palito entre os dentes. Além de doenças bucais como cáries.

Um péssimo hábito que algumas pessoas fazem é não frequentar o dentista. Ir fazer uma consulta com um dentista é fundamental para saber se está tudo certo com sua saúde bucal, afinal, isso evita muitas doenças.

Beber refrigerante, este que é um vilão tanto da saúde física, quanto da saúde bucal. Eles estragam o esmalte do dente, além de terem muito açúcar e com isso ser um dos maiores motivos de cáries.

Além dos maus hábitos, as pessoas costumam acreditar em alguns mitos sobre a saúde bucal ou até mesmo sobre o implante dentário, por isso, abaixo listamos alguns mitos e verdades sobre o implante dentário, acompanhe:

Pós-operatório de Implante dentário

Verdades e mitos sobre o implante dentário

Verdades e mitos espalham-se rapidamente por aí, ainda mais com um mundo tão globalizado quanto o que temos hoje em dia devido à internet. Assuntos como o pós-operatório de implante dentário ou outros procedimentos ortodônticos também recebem as suas verdades e seus mitos, abaixo há uma lista com alguns exemplos, veja:

“Implantes importados são os melhores”

Um mito, implantes importados ou nacionais são do mesmo nível, a utilização de um ou de outro fica a critério do dentista e do paciente. O importante é que a marca do implante seja certificada para ser comercializada.

“É necessário fazer vários implantes para só um paciente”

Depende das necessidades da arcada dentária desse paciente, é por isso que muitos exames prévios são feitos para ver se está de acordo com as necessidades ou se não está, porém pode haver vários procedimentos durante o tratamento de implante dentário.

“É possível colocar um implante no mesmo dia”

Sim, hoje em dia com a ajuda da tecnologia 3D, há o implante com carga imediata que citamos, porém é necessário fazer exames específicos antes.

“Uma pessoa sem dentes pode fazer implantes dentários”

Depende das condições da saúde bucal, se houve algum acidente que provocou a queda ou quebra dos dentes, mas se a saúde bucal for boa é possível que os implantes sejam feitos, talvez a maior dificuldade seja o pós-operatório de implante dentário nesta quantidade.

“Um implante dentário fica fixo para sempre”

Até certo ponto é um mito, há implantes dentários com uma longevidade de 25 anos se bem cuidados. Porém se ele não for bem cuidado e higienizado da maneira correta, pode ser que o dente caia, vai depender dos cuidados que o paciente tem.

Conclusão

Deu para perceber ao longo do texto que o período de pós-operatório de implante dentário não é tão fácil assim, não é mesmo? Entretanto, se houver o cuidado necessário do paciente, a possibilidade de o implante dentário durar muitos anos é grande.

Prevenir é praticamente uma regra que se deve seguir em relação à saúde bucal, então cuide da sua saúde bucal, isso é essencial tanto para saúde geral, quanto para a estética e autoestima, afinal, quem não quer dar um belo sorriso em uma foto, ou ao dar risadas com os amigos, familiares e poder aproveitar o máximo.

Para manter a saúde bucal em dia, basta agendar uma consulta e verificar quais são os processos mais recomendados para se ter uma boa saúde bucal em conjunto com uma boa estética.

E para você que precisa de algumas orientações para se alimentar bem e com os ingredientes corretos para o período pós-operatório de implante dentário, segue aqui um artigo completo sobre alimentos antioxidantes que vão auxiliar você em todos os sentidos de uma boa refeição.


Comentarios

pós operatório de implante dentário implante dentário implante depois da operação

Nos envie uma mensagem