Retração ou Recessão Gengival

Publicado por:  Autor Desconhecido

A retração ou recessão gengival é quando o dente é descoberto pela gengiva, expondo sua raiz, podendo implicar em problemas estéticos e de sensibilidade, principalmente na ingestão de alimentos ácidos e de baixas temperaturas. 

Para que exista uma retração tem que haver previamente uma falta de osso que rodeia o dente, que é a causa da exposição da raíz, tornando-a mais vulnerável às cáries, pois as raízes são menos resistentes e mais porosas que o esmalte dos dentes. 

As causas mais comuns da recessão ou retração da genviva são:

- Escovação agressiva e inadequada.  A escovação deve durar cerca de dois minutos com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival. 

- Bruxismo. Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes principalmente durante o sono. Quando os dentes de cima e de baixo não estão alinhados podem ocorrer forças que os desgastam.

- Dentes com uma camada tecidual ou óssea muito fina para oferecer suporte adequado a gengiva

- Inflamação prolongada da gengiva enfraquecendo a união do dente, gengiva e osso.

- Doença periodental avançada.

O tratamento tem variaçãoes de acordo com cada paciente. Quando a retração é inicial e apresenta somente sensiblidade, pode ser recomendado o uso de cremes dentais dessensibilizantes. Se a exposição da gengiva se faz presente de forma considerável, há a necessidade de restaurá-la com resina.  

Em casos mais severos é recomendado um enxerto de tecido conjuntivo, obtendo  um pouco de gengiva do palato que posteriormente se enxerta onde a recessão se encontra. O processo de cicatrização dura aproximadamente 6 semanas, mas a remodelação pode demorar até 12 meses. 

A retração ou  recessão  pode levar à perda do dentes, por isso consulte sempre o seu dentista e faça uma avaliação. 

 

Nossa equipe está pronta para te atender!

(11) 2839-5794


Comentarios


Nos envie uma mensagem