Toxina Botulínica: Sua importância na Odontologia!

Publicado por:  Autor Desconhecido

Muito se fala hoje em dia sobre o tratamento estético da toxina botulínica (botox), que atrai muitas pessoas que desejam suavizar rugas e linhas de expressão na região da face, mas agora podemos contar também com a toxina botulínica nos tratamentos odontológicos. 

A toxina botulínica é uma das alternativas para tratar problemas relacionados ao bruxismo, que é o que acontece com aqueles pacientes que rangem os dentes. Até alguns anos atrás, o tratamento para bruxismo se dava com o uso da placa de acrílico relaxante, porém alguns pacientes não se adequam a este tratamento convencional e por isso há hoje a indicação da toxina botulínica, que pode contribuir para uma significativa melhora nas dores e desconfortos.

A toxina age relaxando ou mesmo paralisando o músculo da mastigação em função, reduzindo a atividade e contração do mesmo, devolvendo-lhe o estado de normalidade.

Além do tratamento para o bruxismo, a toxina botulínica é um recurso contribuinte muito interessante e eficaz para tratamento de cefaléia tensional. Por ser uma patologia de diferentes causas, é necessário previamente ser diagnosticado pelo profissional através de exames clínicos, para então, se fazer o uso da toxina, que vai ajudar no processo de relaxamento dos músculos responsáveis por tal patologia. 

Outra forte atuação é no tratamento do sorriso gengival, quando o paciente tem uma exposição de uma faixa maior de gengiva. Com o uso da toxina botulinica é possível baixar a linha do sorriso, tornando-o esteticamente mais harmonioso. 

O tratamento para o uso da toxina botulinica na odontologia não é invasivo e as contra indicações são para aqueles que possuem hipersensibilidade a qualquer componente do medicamento. Também não se deve fazer uso da toxina as grávidas e lactantes. 

O intervalo de aplicação deve ser de seis meses, geralmente, dependendo do metabolismo de cada paciente.

 

Consulte-nos. Nossa equipe está pronta para te atender!


Comentarios


Nos envie uma mensagem