Vegano, Vegetariano e Ovolactovegetariano

Publicado por:  Leonardo Lima

Vegano, vegetariano e ovolactovegetariano são opções alimentares cada vez mais comum no nosso dia a dia. A maioria dos restaurantes oferecem pelo menos um prato principal de opção vegetariana.

Isso ocorre porque com as pessoas que optam por uma dieta que restringe carne e até qualquer produto proveniente de animal está crescendo bastante, logo eles se tornam um nicho interessante para o mercado como um todo.

Por isso, a oferta de produtos vegano, vegetariano e ovolactovegetariano teve uma grande expansão nos últimos anos, mas não é só produtos caseiros que vemos por aí, não é mesmo?

Nas grandes redes de supermercado, por exemplo, já podemos encontrar alguns produtos com rótulos de vegano, assim como em inúmeras lojas de e-commerce espalhadas pela internet.

Toda essa mudança alimentar pode ser muito boa, mas a popularização pelo mercado tem atraído novos adeptos que, infelizmente, não fazem acompanhamento nutricional e podem acabar com problemas de nutrição.

Quando se muda uma dieta é preciso ter acompanhamento, pois haverá um período de adaptação do organismo e também é preciso saber como suprir todas as necessidades nutricionais que o corpo precisa.

É sobre isso que iremos falar neste artigo, primeiro vamos definir a diferença entre vegano, vegetariano e ovolactovegetariano e em seguida abordar as questões alimentares, veja a divisão do nosso artigo:

  • O que é vegano
  • O que é vegetariano
  • O que é ovolactovegetariano
  • Veganos, vegetarianos e ovolactovegetarianos no Brasil e no mundo
  • Vantagens e desvantagens da dieta vegana
  • Por que veganos e vegetarianos precisam de nutricionista
  • Dicas de conteúdo para vegano, vegetariano e ovolactovegetariano

O que é vegano

O vegano é uma maneira de viver sem consumir produtos de origem animal ou testados em animais, ou seja, o veganismo é mais do que uma dieta, ele é um estilo de vida que evita qualquer coisa proveniente de animais como:

  • alimentos
  • roupas
  • cosméticos
  • calçados
  • acessórios

E qualquer outra coisa que possa vir de animais, então nada de leite e seus derivados como queijo e manteiga. Geralmente, as pessoas que adotam ao veganismo fazem isso por ideologia e questões ambientais.

E não são poucos os adeptos da veganismo no Brasil, tanto que temos a Associação Brasileira de Veganismo, onde os comerciantes podem inclusive conseguir um certificado de vegano para seus produtos.

Mas uma preocupação comum aos novos adeptos do veganismo é como manter uma alimentação com todos os nutrientes que seu organismo precisa. Convidamos você a continuar com a leitura, pois trataremos sobre isso mais abaixo.

O que é vegetariano

O vegetariano é uma pessoa que não come carne, mas diferente do vegano, ele come derivados de animais.

Então, o vegetariano come queijo, manteiga, leite, etc. E, por não ser uma opção ativista, os vegetarianos não se envolvem muito em questões políticas como os veganos, mas se preocupam com o meio ambiente, com a ética no trato com os animais, etc.

Neste caso, o vegetariano tem uma preocupação maior com o abate dos animais e com sua saúde, acreditando que a redução de proteína animal lhe dará uma vida mais saudável.

No Brasil, a comunidade vegetariana também tem uma representação na Sociedade Vegetariana Brasileira. O IBOPE Inteligência estima que 14% da população se declara vegetariana, segundo pesquisa.

O que é ovolactovegetariano

O ovolactovegetariano está dentro da classificação de vegetariano, mas este além de consumir leite também come ovos.

Outras formas de vegetarianismo

Ainda dentro do vegetarianismo temos o lactovegetariano (utiliza leite e laticínios na sua alimentação), ovovegetariano (comem ovos).

O vegetariano também é chamado de vegetariano restrito. Bom, essas classificações são importantes para saber que tipo de alimentação a pessoa pode consumir, isso também pode significar um período de transição na dieta.

Algumas pessoas podem, antes de se tornarem veganos, passar por algumas etapas do vegetarianismo.

Veganos, vegetarianos e ovolactovegetarianos no Brasil e no mundo

O número de veganos, vegetarianos e ovolactovegetariano tem crescido bastante nos últimos anos. Esse boom se deve ao aumento da preocupação com a preservação do meio ambiente.

Então, mesmo que a pessoa não consiga se livrar completamente da carne, ela começa a reduzir o consumo desse alimento e aumenta o consumo de produtos veganos que estão cada vez mais presentes no mercado.

O IBOPE fez uma pesquisa e detectou que cerca de 16% da população brasileira se declara vegana ou vegetariana, ou seja, cerca de 29 milhões de pessoas, então, se você é ou quer se tornar um vegano ou vegetariano saiba que não estará sozinho.

Inclusive há uma comunidade bem ativa com grupos no Facebook, blogs, canais no Youtube que dão apoio aos novos adeptos. Se quiser saber que comunidades são essas, continue lendo o texto.

Pelo mundo não é diferente, a comunidade vegana, vegetariana e ovolactovegetariana tem crescido muito também, só nos EUA, segundo a Forbes, houve um aumento de 600% nas pessoas que se classificam como vegano.

Vantagens e desvantagens da dieta vegana, vegetariana e ovolactovegetariana

Sabemos que a alimentação é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, por isso, governos fazem campanhas de alimentação saudável, principalmente nos primeiros anos de vida.

Como se sabe, os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento da pessoa. Por aqui, por exemplo, foram criadas políticas via governo federal para dar a importância ao tema alimentação, veja:

  • Política Nacional de Alimentação e Nutrição
  • Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança
  • Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL)

Assim percebemos como é importante a alimentação na vida de cada um, ela pode evitar doenças e ajuda a desenvolver nosso corpo, dando os nutrientes necessários para crescer,

para imunizar nosso corpo contra vírus, bactérias ruins, etc.

Dessa forma, quando você escolhe restringir sua alimentação, cortando proteína animal ou qualquer derivado dele, é preciso um cuidado redobrado para suprir os nutrientes. Por isso, separamos algumas vantagens e desvantagens ao se escolher uma dieta diferenciada, acompanhe:

3 vantagens da dieta vegana, vegetariana e ovolactovegetariano

Algumas pessoas acham que parar de comer carne é algo radical demais e que se fizessem isso estariam sem opção para alimentação, afinal, o que comer no lugar da carne?

Bom a questão é bem diferente: na verdade quando uma pessoa opta por alguma dieta vegetariana ou vegana, ela acaba aumentando as possibilidades de alimentação, porque ao buscar opções para carne ela experimenta novos pratos.

Sendo assim, chegamos a primeira vantagem em ser vegano, vegetariano ou ovolactovegetariano:

  1. Descobrir novos pratos: quem opta por uma dieta dessas costuma buscar novas receitas, procurar restaurantes que servem comida para ela. Não é a toa que o mercado de produtos veganos e vegetarianos cresceram bastante.
  2. Dieta diversificada: outra vantagem é que o vegano, vegetariano e ovolactovegetariano em busca de uma dieta rica diversificam bastante sua alimentação com muitos legumes, verduras, frutas.
  3. Vida mais saudável: não é pela retirada de carne que são mais saudáveis, mas pela diversidade alimentar, os vegetarianos e veganos são mais saudáveis, porque buscam outras fontes de proteínas e com isso enriquecem sua dieta, evitando doenças e fortalecendo seu organismo.

Essas são algumas das vantagens pessoais que o vegano, vegetariano e ovolactovegetariano podem ter ao restringir sua dieta e seus hábitos de vida, mas além disso há as vantagens sociais como redução no consumo de água e melhorias no trato com o animal.

3 desvantagens da dieta vegana, vegetariana e ovolactovegetariana

Agora, vamos ver quais são as desvantagens em se restringir sua alimentação para vegana, vegetariana e ovolactovegetariana, esta última um pouco menos já que é bem mais prático achar produtos e pratos que levam ovos e leite.

O crescimento do mercado de veganos e vegetarianos tem sido enorme, segundo reportagem da Folha de São Paulo, o mercado de produtos veganos no Brasil cresce cerca de 40% ao ano.

Mas mesmo assim em alguns lugares ainda podem ser difícil achar produtos direcionados para estes consumidores, ainda mais cidades do interior. Então, entramos na primeira desvantagem:

  1. Dificuldade em achar produtos prontos: nem sempre as pessoas têm disponibilidade e vontade de fazer sua refeição, certo? Então ela recorre a produtos prontos ou semiprontos para otimizar seu tempo e, infelizmente, não é toda cidade do Brasil que conta com supermercados com produtos veganos ou vegetarianos.
  2. Aumento de gasto com comida: diversificar o prato não é tão barato, então se você não está acostumado a consumir produtos frescos, provavelmente terá que gastar um pouco mais com sua alimentação.
  3. Não pode ir a qualquer lugar: imagine só que seus amigos te chamam para ir em um local que não serve nada de vegano ou vegetariano, certamente você irá cancelar a diversão com os amigos. Embora a comunidade de veganos e vegetarianos tem crescido bastante pode ser que seus amigos próximos não façam parte dela.

É claro que essas desvantagens podem ser superadas, mas é importante que saiba delas, pois ao escolher um novo estilo de vida, você precisará mudar seus hábitos financeiros e de relacionamento também.

Agora que já vimos 3 vantagens e desvantagens em ser vegano, vegetariano e ovolactovegetariano chegamos a um ponto muito importante, o acompanhamento de uma profissional de nutrição, acompanhe:

Por que veganos e vegetarianos precisam de nutricionista

Os veganos e vegetarianos, assim como todo mundo, precisa de um acompanhamento nutricional para manter uma alimentação saudável. Todo nosso desenvolvimento natural depende de nutrientes e vitaminas e a maior parte delas vêm da alimentação.

Logo, ter um acompanhamento de um profissional desde criança é uma atitude inteligente da família e das pessoas que optam por buscar melhorar suas vidas.

Uma alimentação sem critérios pode gerar várias doenças graves como:

  • obesidade
  • colesterol elevado
  • hipertensão arterial
  • anemia
  • prisão de ventre
  • gastrite
  • desnutrição

Essas doenças podem se agravar e levar até a morte. Muitas pessoas ignoram que a importância da alimentação, mas ela pode prolongar ou diminuir sua vida.

Nesse sentido, quando você se propõe a mudar seus hábitos alimentares é preciso fazê-lo com responsabilidade e seriedade para que sua saúde não seja prejudicada. Cada pessoa tem suas próprias necessidades nutricionais.

Então, substituir a proteína de carne por leguminosas como feijões, por exemplo, podem ser suficientes para uns e insuficientes para outros e só o nutricionista com um acompanhamento personalizado poderá criar uma dieta especial para você.

E então, como está sua saúde alimentar? Você já foi ao nutricionista este ano? Preparamos algumas perguntas, elaboradas pelo Ministério da Saúde, para que você reflita sobre sua alimentação:

  • quantos legumes e verduras você come por dia?
  • quantas frutas você consome por dia?
  • que tipo de óleo você utiliza para cozinhar?
  • quanto de sal você utiliza? Costuma colocar mais depois que a comida está pronta?
  • quantas refeições você faz por dia?
  • você costuma consumir bebidas alcoólicas?

Reflita sobre essas questões e leve ao nutricionista, aqui na BelaClin nós fazemos um atendimento nutricional que visa avaliar bioquimicamente o paciente com o objetivo de mostrar que cada ser é único, com necessidades e metabolismos diferentes.

Lembre-se ser vegano, vegetariano e ovolactovegetariano é muito mais do que parar de comer determinado tipo de alimento, pois seu corpo continua precisando dos nutrientes e vitaminas que a carne e o queijo ofereciam, então sua atenção para repô-los deve ser grande.

Afinal, seu bem-estar deve ser prioridade, certo? Então agende uma consulta conosco agora mesmo por aqui e venha avaliar sua saúde nutricional, seja um vegano, vegetariano e ovolactovegetariano feliz e saudável.

Dicas de conteúdo para vegano, vegetariano e ovolactovegetariano

Para finalizar nosso texto, daremos algumas dicas de conteúdo para que você possa diversificar sua alimentação como vegano, vegetariano e ovolactovegetariano e também para que possa acompanhar as novidades desse mundo maravilhoso:

Aproveite nossas dicas e, se você está pensando em ser um vegano ou vegetariano, entre em contato com seu nutricionista antes de mudar sua alimentação, ok? Sua saúde é o seu maior bem.


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